Personal tools
You are here: Home Projecto Edukalibre
Document Actions

Projecto Edukalibre

by admin last modified 2006-10-18 09:27 PM

English Portuguese version French version German version Czech version Russian version Italian version Spanish version

O que é o Edukalibre?

Edukalibre é um projecto financiado pela Comissão Européia sob o programa Socrates/Minerva (dirigido à promoção de tecnologias de informação e de comunicação voltadas à educação). Seu principal objectivo é explorar novas maneiras de produzir conteúdos educacionais, baseadas nas práticas e procedimentos utilizados pela comunidade de desenvolvimento de software livre (open source). Alguns dos aspectos chave que estão a ser explorados são a tensão (stress) que ocorre no desenvolvimento colaborativo, a interacção entre utilizadores e o uso de sistemas de controlo de versões em documentos, no contexto das comunidades educacionais. Finalmente, proporemos ferramentas e procedimentos para a criação de conteúdos educacionais.

O que está a ser desenvolvido exactamente?

Especificamente, estamos a criar ferramentas que permitem aos utilizadores criar conteúdos educacionais de forma colaborativa, adicionando algumas funcionalidades extras nesse processo, como sistema de controlo de versões de documentos, conversões automáticas para diversos formatos (html, pdf, ps, ...) e diferentes formas de editar e actualizar documentos (através de um editor, via um formulário Web, ...).

Quais funcionalidades o sistema dispõe?

Como verás, o componente básico do sistema são os documentos, os quais possuem um formato base que permite ao sistema realizar-lhes operações, no momento esses formatos base são Docbook e Latex. Esses documentos são armazenados em um sistema de controlo de versões (nesse momento, Subversion), o qual permite aos utilizadores ter disponível o histórico de cada documento. Além disso, cada documento é convertido automaticamente em diversos formatos (html, pdf, ps, text, ...).

Esses documentos podem ser criados de forma colaborativa por diversas pessoas, as quais possuem diferentes formas de modificá-los e actualizá-los. Muitas outras funcionalidades estão a ser implementadas. Além disso, há integração com um LCMS (Learning Content Management System - Sistema de Gestão de Conteúdos Educacionais), o Moodle

Queres uma demonstração do sistema?

Se você quer experimentar o sistema Edukalibre, por favor, teste-o no seguinte endereço Web:

http://testing.edukalibre.org

Qual é a licença do software desenvolvido?

Uma ideia importante do projecto é que tudo o que for desenvolvido será software livre (open source) e será lançado sob licença de software livre.

Estado actual do projecto

Há alguns meses atrás, terminamos o desenvolvimento da primeira versão do sistema completo, o qual podes experimentar aqui ou baixá-lo aqui.

Actualmente estamos a trabalhar na próxima versão do sistema, com uma nova arquitectura que será descrita detalhadamente em breve.

Estás interessado no projecto?

Se estás interessado no projecto, podes subscrever à lista de desenvolvimento (edukalibre-dev@edukalibre.org) aqui:

http://www.edukalibre.org:8080/edukalibre-dev/development-mailinglist/

Comentários, questões, sugestões, ...

Se tens algum comentário, sugestão, questão ou o que queiras, podes contactar-nos através de support@edukalibre.org


Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: